Música

POESIA SAMBA SOUL

Com sua  mistura dos grooves do samba-soul, funk e samba-rock, influenciado pelos instrumentos do samba e as levadas do soul norte-americano, a banda conquistou o mundo com letras que trazem mensagens de incentivo e histórias do cotidiano. Em 25 anos o grupo lançou cinco álbuns, dois DVDs e excursionou pelo mundo em mais de 15 países. O grupo atua ativamente na região do Jardim Ângela, através do Instituto Favela da Paz, fundado simultaneamente à banda, um espaço que oferece uma série de atividades para a comunidade, possibilitando vivências nos campos da sustentabilidade, alimentação e tecnologia.

SAMANTA SANTOS

Há 30 anos vem resistindo e existindo na cena musical engajada em fortalecer a presença da mulher na cultura do samba tradicional. Samantha passou por diversas escolas de Samba sua mais recente foi a Águia de Ouro, após sua passagem pela escola gravou em 2014 seu primeiro DVD ao vivo intitulado Samantha Santos “ Simplesmente Favela” produzidos por Claudinho Miranda que contou com a participação mais que especial de um dos maiores ícones do autentico samba a Bernadete da Escola de Samba Peruche

Em seu novo trabalho traz como proposta o resgate do samba tradicional e raiz, com um repertório composto por músicas autorais como “Quase Inocente “e “Cultura Popular “e clássicos de algumas das principais cantoras do Samba, como Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Leci Brandão e Clara Nunes entre outras.

BERNADETE

Cantora e intérprete intitulada de “Tulipa Negra” iniciou sua carreira na decada de 90 gravando seu primeiro album “Jogo da Vida”.

É considerada a primeira mulher interprete oficial de uma escola de samba, acompanhando a “Unidos do Peruche” no Sambodromo do Anhembi de Sao Paulo em 1991.

Com 25 anos de trajetória, Bernadete grava seu novo album “O samba é a minha verdade”, um CD que traz letras de compositores que acompanham a sua carreira, onde as letras representam um olhar poetico, nostalgico e biografico, proporcionando uma grande celebracao ao feminino no samba.

O Show “O samba e minha verdade” é uma viagem no tempo através de sua voz marcante contando e cantando sua vida nos palcos e avenida do samba.

SAMBA NA 2

No final da década de 80, um grupo de amigos apaixonados por samba uniu sua paixão pela música e juntos fundaram no Jd. Nakamura, bairro do extremo Sul de São Paulo.

O Samba na 2 tem partido alto garantido, além do genuíno samba de raiz da velha guarda, o time de bambas da 2 também toca chorinho, e para relembrar e celebrar convida sempre um artistas de diferentes.

Além da energia transmitida a cada batuque do Tantan e a cada toque no pandeiro o Samba na 2 traz sambas e pagodes da década de 80 e 90, época  onde esses músicos viveram sua historia do cotidiano.

Samba na 2 e comunidade e energia de servi ao proximo através da musica…

 

 

RESGATANDO RAIZES

Através de vozes femininas potentes, o show “Resgatando Raízes” trás uma releitura de clássicos de compositoras e cantoras do samba que marcaram época no cenário musical brasileiro, tais como: Clementina de Jesus, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Jovelina Perola Negra, entre outras. E traz como homenageadas no cenário de SP a cantora: Bernadete.

No show será contada de forma cronológica a luta da mulher no samba começando por Clementina de Jesus, Clara Nunes sempre valorizando e cantando a mulher, Jovelina Pérola Negra grande partideira e instrumentista, Dona Ivone Lara, Leci Brandão atual militante da nossa cultura.

Todas mulheres fortes, que assinaram suas histórias nesse gênero musical de cenário masculino e deve ser exaltada e cantada pelo Projeto Resgatando Raízes. Mas, não é só do passado que o show acontece, com muita honra a cantora: Bernadete e abrilhantam o show mostrando que a mulher sambista ainda é muito atuante na nossa cidade e que desde a década de 90 ela ainda lutam, sonha e encanta com sua voz marcante.

RAQUEL TOBIAS